fbpx

Xegajunto, Xegastrô!

Juntas Somos mais Fortes, Juntas Podemos Muito mais.

Os índices de violência contra a mulher que já eram algo alarmante no Brasil, em tempos de isolamento social imposto pelo COVID-19. Por isso, surge essa nova ação do Xegamiga em sinergia com Maurício de Nassau e Grupo Mulheres do Brasil para promoção de sustentabilidade e potência feminina. Esse é o pilar dessa ação de empreendedorismo e empoderamento para que vôos mais altos sejam possíveis.

Projeto Ação: Xegamiga Empodera, Xegastro.
Idealizadores: Instituto Xegamiga, Elza Alexandre, Maurício de Nassau e Grupo Mulheres do Brasil
Foco: Sustentabilidade e renda para a mulher vítima de violência

INSCRIÇÃO - AQUI

A situação gravíssima dos registros de violência contra a mulher, que já era uma preocupação das autoridades de todo País, mesmo antes da pandemia do COVID-19; agora já é uma triste realidade, acelerada ainda mais pelo isolamento social.

A organização ONU Mulheres já havia se posicionado sobre o problema do aumento da criminalidade contra as mulheres no atual cenário de isolamento provocado pelo COVID-19, criando um guia sobre os cuidados com essa população durante a pandemia, indicando como propulsoras desse aumento da violência contra a mulher questões relacionadas com a autonomia financeira, saúde psicológica e relações familiares.

A ONU Mulher também alertava para outra triste realidade decorrente desse cenário que é a desigualdade de gênero no mercado de trabalho o que acarreta para as mulheres comprometendo renda e empregabilidade.

Fortalecendo a rede de apoio para que as mulheres se sintam encorajadas a não se calar e denunciar os agressores é o caminho para mudança das estatísticas dessa triste realidade que castra, adoece e mata tantas não somente no Brasil, mas em todo o Mundo.

Acreditamos que Juntas Somos Mais Fortes e por isso o Instituto Xegamiga lança a como parte do Xegajunto, o Xegastro, que se propõe a realizar um grande abraço nesse momento tão difícil que estamos enfrentando, especialmente no eixo de sustentabilidade, economia solidária e sustentável, produzindo moda sustentável.

Essa nova ação do Xegamiga em sinergia com Elza Alexandre, Maurício de Nassau e Grupo Mulheres do Brasil está voltada à promoção de sustentabilidade e potência feminina com lançamento em evento virtual transmitido pelo Youtube no dia 05/12/2020 às 19:00 horas.

O foco da ação de gastronomia solidária é realizar cursos de Ceia Natalina e Gastronomia Gourmet para possibilitar que as mulheres tenham alternativa para ter uma nova fonte de renda, especialmente no período festivo de fim de ano.

Serão oferecidas vagas para os cursos de Ceias Natalinas, nos dias 16 e 17/12/2020, na Maurício de Nassau presencialmente com duração de 08 horas, distribuída em 2 módulos de 2 horas; também de Culinária Gourmet, no período de 11 a 15/01/2021, com duração total de 20 horas. Como estamos em período de pandemia e o curso será presencial o curso contemplará as primeiras 30 inscritas. Emitiremos certificados para aquelas que concluírem o curso.

Vamos juntas celebrar essa nova ação de ressignificação e resgate de vidas.

Venha participar você também dessa grande ação de sustentabilidade para o resgate de vítimas de violência e promoção de empregabilidade.

Sobre o Projeto Xegamiga:

Xegamiga é projeto feito para mulheres, movido pelo desejo profundo de acolhimento para transformação a partir de escuta ativa das vítimas para apoiar e formar a consciência de que somos parte de um todo orgânico solidário na construção de pontes libertárias capazes de promover empoderamento feminino através do qual será possível mudar a estrutura perversa da violência. Ele está assentado em quatro pilares: acolhimento, apoio jurídico, capacitação e empregabilidade, tudo com muita informação, debate e interação.

O projeto vem prestando nas redes sociais e Youtube informações úteis, através de postagens, Lives e cursos sobre a violência e o que a mulher poderá fazer em situações de agressão, ameaça, dentre tantas outras situações de vulnerabilidade; além de realizar escuta ativa e acompanhar denúncias de vítimas, através dos canais: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e www.xegamiga.com.br.

O Xegamiga vem recebendo nos seus canais denúncias de mulheres em situação de violência, prestando informações necessárias e realizar um amplo acolhimento (jurídico e terapêutico).

Sobre a Idealizadora do Projeto Xagamiga:

A advogada Daniela Mello, advogada, professora, Coordenadora de Gênero da Escola Superior da Advocacia, membra da Comissão da Mulher Advogada da OAB e integra a liderança do Comitê Combate à Violência Contra a Mulher do Grupo Mulheres do Brasil coordenadora de gênero e diversidade da ESA-PE, acredita que apenas o acolhimento e a educação podem transformar essa triste realidade social.

Sobre a idealizadora do curso e Maurício de Nassau:

Elza Alexandre Ferreira é nutricionista e gastrônoma, atua na área da alimentação saudável e sustentável, controle de qualidade de alimentos e controle de produção de alimentos. Atualmente coordena o curso de gastronomia da Uninassau Recife Graças.

A Faculdade Maurício de Nassau partiu de um sonhador, empenhado no desenvolvimento de um projeto de educação superior de qualidade, homenageando a figura do extraordinário empreendedor Maurício de Nassau, reconhecida por todos os brasileiros. Atualmente, a instituição, agora UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau. Em todos os seus cursos de graduação e em seus cursos e programas de pós-graduação, há espaço acadêmico, sob a forma de atividades complementares, seminários, simpósios e eventos similares, para o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre as raízes do Nordeste e do Brasil, suas figuras históricas e sua gente.

Sobre o Grupo Mulheres do Brasil:

O Grupo Mulheres do Brasil, núcleo Recife, organização de mulheres sem fins lucrativos, liderada por Roseana Faneco desenvolve ações para a construção de pontes e conexões visando à viabilização de projetos que abrangem tanto a área de responsabilidade social, saúde, combate à violência, idosos e inovação em economia solidária criativa, como de direitos humanos, diversidade, cidadania e inclusão.

Informações para Imprensa

Daniela Mello
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (81) 99885-4095
@xegamiga
www.xegamiga.com.br

Search